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sábado, 3 de maio de 2008

Cultura - Índios Tupinambá da Aldeia Encanto da Patioba









Índios Tupinambá da Aldeia Encanto da Patioba de Itapebí

fizeram apresentação em Itabela!



Itabela – na tarde desta sexta-feira, 30 de abril os Índios Tupinambá da Aldeia Encanto da Patioba que pertence ao município de Itapebí, BA, fizeram uma belíssima apresentação no Colégio Luiz Eduardo Magalhães no Bairro Ouro Verde fechando assim o Dia do Índio, mostrando um pouco de suas culturas. Tudo isso aconteceu depois de um mal entendido. É que o senhor Welington Flávio tinha os convidado justamente para fazer essa apresentação, mas somente depois que assistissem a uma Sessão da Câmara de Vereadores marcada para aquela manhã, mas como em tudo pode haver imprevistos a vinda dos índios não foi diferente. Segundo Welington disse: “não vejo motivo algum em os índios assistirem reunião na Câmara, afinal são cidadãos assim como nós...mas acho também que o motivo não foi só esse, pelo visto segundo me contaram havia lá um pessoal de uma associação querendo que um projeto fosse aprovado e criou uma espécie de baderna ou desordem na casa dos vereadores. Ah, também pessoas de um movimento que não sei ao certo se é do MST ou de alguma organização” conclui Welington. De acordo um vereador que não quis se identificar afirmou que: “por falta de segurança seguindo assim a Lei do Regimento Interno daquela casa... podemos e devemos suspender qualquer reunião desde que esta ofereça riscos de violência ou retaliações pela falta de segurança” concluiu o vereador.

A Prefeitura Municipal de Itabela deu total atenção aos Índios Tupinambá da Aldeia Encanto da Patioba de Itapebí, com alimentação e transporte!

Há uma expectativa muito grande para a próxima quarta-feira, dia 07 de maio 08, na Câmara de Vereadores. Na oportunidade os vereadores votarão projetos e discutirão assuntos polêmicos de interesse da população!


Fotos e matéria: Célio Marinho

Veracel: Funcionário sofre queimaduras em explosão

EUNÁPOLIS - Uma explosão foi registrada por volta das 13h30 desta sexta-feira (02), na fábrica da Veracel, no município de Eunápolis, provocando queimaduras graves no rosto do operador de empilhadeira Claudionor Silva de Almeida.

Claudionor, que tem cerca de 30 anos, e é funcionário da Júlio Simões, empresa terceirizada, está internado na CTI do Hospital das Clínicas de Eunápolis. De acordo com o médico Fernando Brito, coordenador de saúde da Veracel, ele foi submetido a ciruriga e passa bem. Ainda de acordo com Brito, o trabalhador deve ser transferido a qualquer momento para a unidade de queimados de um hospital de Vitória (ES).

Um funcionário da Júlio Simões telefonou para a redação do RADAR64 informando que o operador encostava a empilhadeira no pit-stop para abastecimento com gás natural, quando houve o incidente, cujas dimensões não foram reveladas por ele.

Veracel se pronuncia

Em comunicado à imprensa, a Veracel informa que o acidente ocorreu quando o funcionário estava abastecendo uma empilhadeira movida a gás, o que contradiz informação passada ao RADAR64 pela Júlio Simões.

A nota diz ainda que, segundo o coordenador de Saúde da Veracel, Dr. Fernando Brito, a queimadura é classificada como de médio grau leve, que significa 20% do corpo atingido.

Uma empresa especializada em sistemas de abastecimento de gás, ressalta o comunicado, foi mobilizada para investigar as causas do ocorrido, uma vez que no momento do acidente a prioridade foi o atendimento ao funcionário ferido.

"A Veracel e a Júlio Simões estão prestando toda assistência a Claudionor Almeida", finaliza a assesoria de comunicação.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

- Por que é tão difícil ser otimista?

A personalidade de cada um é moldada segundo a cultura da sociedade na qual está inserido, bem como as experiências de vida que acumulou. É natural que num contexto de alta competitividade e comparação, a pessoa se sinta sempre pressionada e insegura. Viver numa sociedade capitalista implica nunca se satisfazer completamente, desejando e consumindo cada vez mais. Ora, desde quando ser bom não é o bastante? Precisamos ser os melhores para nos sentir bem com nós mesmos, pois, do contrário, sempre haverá uma imperfeição a ser corrigida.

O que faz com que alguém comemore como nunca receber uma medalha de prata, enquanto outros lamentam não ter conseguido o ouro? Uma coisa é não deixar de se aprimorar e confiar no próprio potencial. Outra é se sentir mal por não ser o melhor, ou ter tudo o que quer. Por que tomar uma decisão é tão fácil pra uns e difícil pra outros? Talvez porque uns pensam no que irão ganhar, ao passo que outros preferem pensar naquilo que perderam.

Não se trata de medir-se sempre pelo que está abaixo de si: não lamentar uma perda porque outros estão em situação pior. A situação de cada um varia, tais quais os motivos que podem chateá-lo.

A situação de tristeza é um estado anômalo. Ninguém vem ao mundo para sofrer e procura incessantemente motivos para se aborrecer. Será que não? Possivelmente seja mais cômodo não criar expectativa, se fazer de vítima ou evitar a felicidade extrema, por medo de sentir o oposto logo a seguir.

E será que não podemos celebrar o carro popular por não termos condição de comprar um importado? Será que não podemos apreciar um prato de feijão com arroz por não dispormos de um banquete todos os dias? E será também que faz tão mal sonhar com vôos futuros, enquanto se celebra as conquistas presentes?

Aquele que se contenta com a mediocridade perde a motivação, assim como aquele que só valoriza o que está acima nunca estará plenamente satisfeito. Uma criança pode estampar o maior dos sorrisos ao ganhar uma bicicleta, ou esboçar uma reação de tristeza caso esperasse um jet-ski. Tudo irá depender do contexto e da forma com que ela se acostumou a ver as coisas.

Já reparou o terrível hábito que temos de somente dar valor às coisas quando estamos na iminência de perdê-las? Sentimos uma grande carga de culpa quando temos a sensação de não ter dado a devida importância a certas coisas ou pessoas. Ninguém deve se prender a uma só conquista e se limitar a revivê-la constantemente. Mas isso também não significa que o passado deva ser esquecido. Muitos casais brigam e se separam, ficando apenas com as recordações dos motivos que ensejaram o rompimento do vínculo afetivo. Às vezes, relacionamentos de anos são resumidos a episódios curtos.

De fato, algumas coisas devem ser esquecidas e outras lembradas. A dificuldade repousa na escolha do que escolhemos manter vivo na memória. Tentar enxergar o lado positivo das situações, pretéritas e atuais, demonstra um forte interesse em se buscar a felicidade. Quem só consegue visualizar motivos de aborrecimento e tristeza acaba tendo dificuldade para sorrir. A felicidade é nossa maior meta. Tenha certeza de atribuir a devida relevância a um fato que lhe retire a paz de espírito, pois nem tudo que acontece à nossa volta merece nosso humor.

CAPS DE ITABELA COMEMORA II ANIVERSÁRIO!

Por: Célio Marinho

Itabela - O prefeito Jr. Dapé se surpreendeu com tanto carinho, atenção e emoção transmitidos pelos pacientes do CAPS na tarde desta quarta-feira, 30/04/08. Durante a sua visita os funcionários comemovam o II Aniversário do CAPS com muita alegria, diversão e satisfação.

As atividades do CAPS foram iniciadas em Itabela no dia 28 de abril de 2006, portanto a importância dessa comemoração, pois já foram dois anos de sucesso. O Centro de Atenção Psico-Social de Itabela já têm hoje 1.700 pessoas cadastradas e 25 pacientes intensivos. O atendimento na unidade é de segunda a sexta-feira disponibilizando visitas domiciliares e de emergência. São várias as atividades desenvolvidas nesta unidade a exemplo de oficinas de arte, artesanato, teatro, beleza, hiegiene...cuidam de hortas, etc.

Durante o evento o usuário Marcelo Pandoffi fez questão de falar ao microfone e não fez feio não! Além de falar bem leu uma linda mensagem que dizia: “ aqui todos nós nos encontramos novamente...saímos de um estado crítico para um estado normal. Em primeiro lugar Graças ao Nosso Deus e graças ao pessoal do CAPS que nos ajuda, nos orienta. Aqui todos os funcionários são excelentes, posso dizer que estando aqui somos realmente felizes. Não estou totalmente curado, mas melhor que antes!Viva morrendo para se viver, diga não a todo o tipo de preconceito. Júnior Dapé que todas as coisa que passam na sua vida sejam todas esclarecidas” concluiu Marcelo bastante emocionadado e emocionando a todos!.

Esteve presente no evento além do prefeito Jr. Dapé, seus assessores, o chefe de gabinete da prefeitura de Itabela, Idalício Viana, o novo secretário de saúde Daniel que também coordena o SUS no município, o ex-secretário de saúde Lúcio França e sua esposa a diretora do Hospital Frei Ricardo, a vereadora Genilda Pires, o vereador Max, as coordenadoras do CAPS Drª Maria Lúcia e Drª Naide (enfermeira e assistente social), além da psicóloga Drª Mariana, o psiquiatra Dr. José Alves, o clínico Dr. Valter Oliveira, o psicopedagogo Tavares, a secretaria Paula, a técnica em enfermagem Arline, oficineiros Carmelita e Valdison, as cozinheiras Matilde e Conceição, vigilantes Juliano, Roberto e Genivaldo, serviços gerais Maria e todos os pacientes que brincaram, beberam refrigerantes diversas, comeram salgados, bolo, cantaram através do karaok, dançaram, e por fim assistiram a linda apresentação do Grupo de Teatro de Itabela – GTI, Companhia Circo de Pulgas que apresentou a peça “Quando a Natureza é Bela” na direção de Sidval e todo o seu elenco. A apresentação da peça chamou muita a atenção dos pacientes e seus familiares e de todo o público que compareceu no II aniversário do CAPS.

Parabéns funcionários do CAPS de Itabela pela passagem de mais um ano de sucesso!

VERACEL E GRUPO AMBIENTAL NATUREZA BELA REALIZAM FÓRUM DE SUSTENTABILIDADE EM PORTO SEGURO

Dias 27 e 28 de maio/2008 no Centro Cultural de Porto Seguro, será realizado o FÓRUM DE SUSTENTABILIDADE NO CORREDOR CENTRAL DA MATA ATLÂNTICA – PORÇÃO BAHIA, uma realização do Grupo Ambiental Natureza Bela e da Veracel, contando com as parcerias da Conservação Internacional, Semear Educação, Ascae e Instituto Reciclar, e apoio de Flora Brasil, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Companhia Educativa de Teatro Circo de Pulgas, Instituto Cidade, Instituto Bioatlântica, Biosfera, Sebrae e Governo da Bahia.

O evento tem como objetivo a abordagem dos temas turismo, apicultura, empreendimento rural sustentável, silvicultura, artesanato e seqüestro de carbono, sob os aspectos positivos e negativos, nos meios abióticos (sobre os recursos hídricos, solo, clima) e sobre o meio físico biótico (biodiversidade e populações).

Está prevista a participação das diversas entidades ligadas ao meio ambiente em toda a região e de outras localidades, tudo com o objetivo de tornar a natureza cada vez mais bela.

Somos todos responsáveis pelas questões ambientais e pela melhoria da qualidade de vida, mas é preciso que haja uma mudança de valores e de atitudes, é preciso que haja desenvolvimento econômico, com equidade social e preservação ambiental.

As pessoas têm que agir de modo comprometido com a vida, pensando no bem-estar individual e coletivo.

Maiores informações sobre esse importante evento poderão ser obtidas junto ao Grupo Ambiental Natureza Bela, pelo telefone (73)3270-2215, ou e-mail naturezabela.ba@gmail.com

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Prazo do IR termina às 20h; veja o passo-a-passo para declarar

O prazo para entrega do Imposto de Renda 2008 pela Internet termina hoje às 20h. Quem atrasar paga multa mínima de R$ 165,74. O valor máximo é 20% do imposto a pagar. Se o contribuinte tiver direito a restituição, a multa é debitada desse crédito. Além disso, o CPF pode ser cancelado.

A entrega por outros meios que não a Internet, como formulário impresso, tem horários diferentes. Os que moram no exterior também precisam ficar atentos.

O site da Receita Federal costuma apresentar lentidão na reta final por causa do excesso de procura.

Pode valer a pena entregar a declaração incompleta para evitar a multa e depois enviar uma retificadora, mas há também pontos negativos nessa estratégia.

Este guia traz orientações para preenchimento da declaração, com reprodução das telas do programa de Imposto de Renda, explicadas em detalhe.
Clique aqui!

Conheça um pouco sobre a História de Itabela-BA.

Itabela - BA
Pesquisa: Célio Marinho

Contagem da População 2007: 25.821
Área da unidade territorial (km²): 853
Dados: IBGE

Região: Extremo Sul Bahiano
DDD: 073
CEP: 45822-000
Voltagem (v): 220

HISTÓRICO

Itabela com seus 854 km de área territorial está situada no extremo sul Baiano, tendo fronteiras com os municípios de Eunápolis, Porto Seguro, Guaratinga, Itamarajú e ao fundo com toda exuberância da Costa do Descobrimento. Itabela atingirá a sua maioridade neste ano de 2007, mais precisamente no dia 14 de junho. Segundo o novo censo do IBGE apontou tem 25.821 mil habitantes.
Primeiro, foram os madeireiros que chegaram à região na década de 70, instalando acampamentos e dando início a uma pequena povoação. Depois, a presença de pecuaristas, determinando a rápida ascensão do povoado.
O município foi criado com território desmembrado de Porto Seguro, por força da Lei Estadual de 13/06/1989. A sede foi elevada à categoria de cidade quando da criação do município.


CARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS

Hoje o município de Itabela tem sua vocação econômica predominantemente no comércio com 1.069 estabelecimentos comerciais, na agropecuária, sendo o maior produtor de Café Conillon do Estado da Bahia, com uma safra anual de cerca de 300 mil sacas processadas, sendo ainda um pólo de convergência regional da cafeicultura, estimada em cerca de 600 mil sacas.
Destaca-se ainda como grande produtor de mamão, cacau, coco, maracujá, eucalipto, mandioca e na fruticultura, o que o torna uma das economias mais sólidas na região extremo sul da Bahia.
Os números oficiais, decorridos dez anos do último censo realizado, já estão bastante defasados e não refletem a pujança que o município detém nos dias atuais. O IBGE está iniciando a contagem populacional e a realização do censo agropecuário.
Os números existem indicam um rebanho bovino da ordem de 90 mil cabeças.
O parque hoteleiro registra 154 leitos.
No ano de 2001 o município registrou 5677 consumidores de energia elétrica com um consumo de 12.562mwh.
Segundo dados da SEI/IBGE, o PIB do município para 2003 foi de R$95,68 milhões, sendo 41,12% para agropecuária, 7,52% para indústria e 51,36% para serviços.


AGÊNCIAS BANCÁRIAS

BRADESCO
BANCO DO BRASIL
CREDI ITABELA
CORRESPONDENTE DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CASA LOTÉRICA)

Por: Célio Marinho


Leia sobre: a História de Itabela.


Itabela - BA
Pesquisa: Célio Marinho

Contagem da População 2007: 25.821
Área da unidade territorial (km²): 853
Dados: IBGE

Região: Extremo Sul
DDD: 073
CEP: 45822-000
Voltagem (v): 220










Foto área: arquivo da ASCOM da Prefeitura.









Monte Páscoal foi aqui que nasci no dia 12 de janeiro de 1979 às 15h00min.
Minhas raízes são daqui!

Índios Pataxó da Aldeia Guaxuma!


Entrevista com Índios Pataxó Aldeia Guaxuma!
Ouça e aprenda algo sobre suas culturas!

terça-feira, 29 de abril de 2008

Tempo perdido

Tempo perdido

O atendimento precário na fila dos Bancos do Brasil e Bradesco em Itabela é um absurdo!

Muito se tem discutido a respeito das intermináveis filas em bancos, em especial nos dias de hoje, onde a expressão "tempo é dinheiro" encontra perfeita aplicação. As críticas são sempre severas, em especial porque, pelo menos para aqueles que tem um mínimo de cultura, é de conhecimento serem os bancos (salvo exceções, como alguns bancos públicos) empresas das mais rentáveis na economia brasileira. Embora os bancos invistam, constantemente, em equipamentos e tecnologia para, segundo sua óptica, facilitar a vida dos clientes, o fato é que as filas continuam, qualquer que seja o banco.

Além da falta de respeito que a maioria dos bancos tem para com os seus clientes que não são poucos, em pleno século 21, mundo contemporâneo, investimentos tecnológicos avançados... mas, esquecem do principal que o cliente, o ser humano que fica horas e horas na fila e que nem ou menos um simples copo d água tem coragem de oferecê-lhes, um telefonema, quando é para cobrar sim! Já existem pessoas treinadas para isso, usam um script perfeito e imbatível!

O cliente leva dinheiro todos os dias e é o grande responsável pelos grandes faturamentos dos bancos anualmente. Quando na verdade deveria ser tratado com respeito e dignidade, passam horas e horas na fila, na maioria das vezes extrapola até mais de 2 horas, haja perna para agüentar tanto tempo... tempo será que todos tem essa disponibilidade... tudo que sei é que o cliente é deixado de lado pela ganância dos banqueiros

Apontar erros é fácil, encontrar a solução nem tanto. Com o intuito de colaborar, com a humildade devida, para a busca de soluções que visem erradicar, ou ao menos minimizar, a questão das filas nos Bancos de Itabela, passo a comentar os dois lados da moeda: os bancos, de um lado, e os bancários, de outro, visando à satisfação do consumidor final - o cliente.

No passado existiam filas como hoje? Ou será que em cada caixa havia uma fila, o que possibilitava à chefia averiguar o desempenho de cada empregado, pela quantidade de autenticações na fita no final do dia. Cientes dessa avaliação, os próprios caixas estipulavam, entre si, uma competição sadia para ver quem eliminava a fila primeiro. Havia mesmo até uma solidariedade entre eles, de forma a que os clientes não tivessem do que reclamar, o que lhes garantia a manutenção no emprego. Não que um fraco desempenho pudesse significar a demissão, mas, no mínimo, um retrocesso na carreira, pois aquele que não se adaptasse seria rebaixado para o cargo de escriturário, perdendo a gratificação pelo exercício da função de caixa. Tal como hoje, naquele tempo qualquer acréscimo no salário era motivo para se esforçar no trabalho.

Como resultado dessa história, o que temos hoje em dia? Bancos eletrônicos e instantâneos, porém com empregados que mais parecem robôs, frios no atendimento, mecânicos na execução dos trabalhos, sem qualquer motivação e nenhum calor humano no trato com os clientes, completamente alheios ao desconforto das pessoas que passam (em pé) muitos minutos à espera de um atendimento.

A meu ver, as principais causas de tão longas filas nos bancos são:

A redução do quadro funcional, principalmente de caixas (não é raro vermos agências com 10, 15 boxes de caixa e apenas 05, 06 com funcionários); no caso de Itabela apenas com 1 caixa. Isso no Banco do Brasil.

Quanto à questão da tecnologia empregada para dar "comodidade", "satisfação" e "agilidade" ao atendimento bancário, chega a ser uma ofensa à nossa inteligência a argüição de tais justificativas, bastando lembrar que inúmeros são os clientes que, infelizmente, não possuem cultura suficiente para "entender" o funcionamento das máquinas, o que joga por terra os itens "satisfação" e "agilidade". De outro lado, dado o crescente número de ilícitos praticados em caixas eletrônicos, em igual proporção aumenta a inibição dos clientes em fazerem uso desse sistema, pelo que o item "comodidade" nem há de ser considerado.

Por fim, não bastassem todos esses inconvenientes, ainda que o cliente seja culto, saiba operar a máquina de forma correta e queira correr o risco de ser abordado por criminosos ao fazer uso do caixa eletrônico, tem ele, ainda, que contar com a "sorte" de encontrar um caixa eletrônico que funcione perfeitamente, o que também tem se mostrado tão difícil quanto acertar na loteria. Muito embora este artigo seja portador de uma visão muito pessimista, tenho comigo que, se o Banco Central do Brasil e o Governo Federal realmente quisessem, já teriam melhorado a situação dos clientes de bancos no Brasil há muito tempo. Se não o fazem é porque, como se dizem por aí, "algo de podre existe no reino da Dinamarca".