Fale conosco! Se preferir deixe um recado ou solicitação para o "Vereador Célio Marinho - on-line!

sábado, 15 de novembro de 2008

Stora Enso pode comprar outra parte da Veracel

Aracruz nega vender Veracel para Stora Enso

Vídeo produção: Célio Marinho Governador fala a nossa reportagem!




EUNÁPOLIS - A Aracruz enviou nesta quarta-feira (19) ofício à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) esclarecendo que não cogita desfazer-se de sua participação acionária na Veracel – joint-venture com a empresa sueco-finlandesa Stora Enso.

O ofício foi em resposta a pedido de esclarecimento sobre notícias veiculadas na mídia sobre uma suposta operação de venda de ações da Aracruz na Veracel.

O documento informa que a Aracruz não mantém negociações nesse sentido com nenhum representante ou emissário da Stora Enso.

Segundo o diretor-presidente da Aracruz Celulose, Carlos Aguiar, a Veracel é uma empresa estrategicamente importante para a Aracruz, tanto pela sua alta eficiência operacional como pelo seu potencial de expansão.

"Em nenhum momento cogitamos vender nossa participação na Veracel; pelo contrário, autorizamos o prosseguimento das aquisições de terras e do desenvolvimento de florestas, bem como o estudo de viabilidade do projeto de expansão, Veracel 2", afirmou Carlos Aguiar.

A Veracel Celulose, uma joint venture em que a Aracruz Celulose e a empresa sueco-finlandesa Stora Enso detêm 50% de participação cada uma, é um complexo fabril localizado em EunápoliS, com capacidade para produzir 1 milhão de toneladas anuais de celulose branqueada de eucalipto. A Veracel possui aproximadamente 90 mil hectares de plantios de eucalipto, entremeados em mosaico com cerca de 115 mil hectares de reservas nativas.Fonte: radar64

Fonte: radar64

Listas Oficiais de Formandos do Circuito 2 - Itabela - FTC-EaD.

Dia 22 de novembro no Rotary Club de Itabela acontece a Colação de Grau dos Formados do Circuito 2 da Faculdade de Tecnologia e Ciências - Educação a Distância. A solenidade reunirá cerca de 180 formandos licenciados em:
Biologia; Geografia; História; Letras Português/Inglês; Matemática e Normal Superior.

Clique para ampliar a imagem!



FloraSavassi

O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza você é um dos merecedores desse sucesso. Parabéns pela formatura!

Que a alegria da formatura hoje, fique para sempre em você, para que a felicidade também contagiem aqueles que da sua profissão se beneficiarem. meus parabéns!

Pessoas grandes são aquelas que lutam por ideais, e hoje nesta formatura você prova ser parte desssas pessoas. Parabéns pela formatura!

A sua conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando para um futuro muito luminoso. Parabéns e muito sucesso!

Por acreditar que este dia chagaria, você se esforçou e buscou a cada dia o seu sonho. Merecidamente venceu, e hoje os aplausos são todos para você!Parabéns, Fornando!

Os que você alcançou hoje é uma pequena parte do que você ainda pode conquistar com o seu talento. Parabéns!

O talendo, a força de vontade e a persistência trouxeram você até aqui. Parabéns! Esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Colação de Grau dos alunos da FTC-EaD de Itabela.

FOTOS DA REUNIÃO REALIZADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE ITABELA - COMISSÃO DA FTC-EaD.
ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA FORMATURA!














Dia 22 de novembro de 2008 no Rotary Club será realizada a Colação de Grau dos alunos da FTC-EaD da Unidade Pedagógica de Itabela, cursos:

Biologia; Geografia; História; Letras; Matemática e Normal Superior.


LETRAS DO HINO DE FORMATURA DA FTC EAD
Vamos aprendê-la?!!

Quando aqui cheguei eu trazia um sonho comigo

Encontrei na faculdade um caminho e amigos para compartilhar

Desde início já sabia o que iria encontrar

Pois quem busca na vida um ofício

Tem que ter muita força e estudar

E agora que é a hora da nossa alegria

Nas conquistas de todos os dias

Nosso sonho se realizou

A vitória chegou, mas ainda resta mais luta

O prêmio é uma lição de vida, é o diploma com muito amor

E o futuro dirá que a amizade é a semente, que cresce na alma da gente

Faz de mim e de você vencedores

Nunca diga adeus, diga sempre até logo amigo

Estarei sempre contigo dentro do seu coração

Nunca diga adeus, diga sempre até breve amigo

Estarás sempre comigo dentro do meu coração

Ouça aqui a canção de formatura na íntegra:

http://www.ead.ftc.br/imprensa/audio_formatura.html


Lembretes:


O Mestre de Cerimônia Local chamará os representantes discentes (juramentistas) de cada curso, obedecendo a seguinte ordem:

a) Aluno juramentista do curso de licenciatura em Biologia;
b) Aluno juramentista do curso de licenciatura em Geografia;
c) Aluno juramentista do curso de licenciatura em História;
d) Aluno juramentista do curso de licenciatura em Letras;
e) Aluno juramentista do curso de licenciatura em Matemática;
f) Aluno juramentista do curso Normal Superior ou Pedagogia.

O aluno juramentista do curso de Letras dirige-se à tribuna e, com o braço direito estendido, lê o juramento do curso, enquanto os demais formandos do curso de Letras, em pé, também com o braço direito estendido e com muita atenção, logo após, repetem as palavras do aluno juramentista.

Exportadores de mamão mudam foco

Sem vender nada para os Estados Unidos desde agosto, quando começou a disparada do dólar, cuja maior alta se deu em 22 de outubro, chegando a R 2,37, e com menos de 5% da produção sendo comercializada para alguns poucos países da Europa (França, Itália, Alemanha e Inglaterra), os exportadores de mamão do extremo sul baiano estão trabalhando para conquistar um mercado que até então não era prioridade: o interno.

"É o certo a fazer no momento", avalia Arthur Souza Cruz, gerente de estudos e informações da Promo - Centro Internacional de Negócios da Bahia, ligada à Secretaria Estadual de Indústria e Comércio. A tendência, frisa, é haver uma recessão na demanda não só do mamão, mas de todas as commodities - produtos básicos de amplo consumo, produzidos e negociados por várias empresas - brasileiras em 2009.

"O mercado brasileiro é muito vasto e é onde devem ser investidas as esperanças de uma saída para essa crise nas exportações", disse Cruz. Como vantagem para a venda no mercado interno, ele cita as poucas exigências que há. "Os exportadores investem muito para obter os selos internacionais que dão segurança alimentar à fruta e garantem a venda lá fora. Sem muita exigência, o gasto de produção é pouco".

Formosa

De 1º a 29 de outubro, o preço do quilo do mamão da variedade formosa, em Salvador, variou, segundo a Secretaria Estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), 40%, fechando o mês a R 1. A caixa de 21 kg do mamão formosa B no mercado paulista, também de acordo com a Seagri, teve poucas alterações de preço, variando apenas alguns centavos, e encerrou o mês a R 22,89. A variedade que mais teve oscilações no preço foi o havaí: a caixa de 8 kg deste tipo de mamão iniciou o mês de outubro a R 5, caiu para R 4 e fechou a R 6.

Os alvos dos exportadores, com a queda nas exportações, são agora as redes de supermercado do Sudeste e Sul do País, como Carrefour, Pão de Açúcar, Casas Sendas, Irmãos Mofado e Angeloni, com as quais eles já mantinham negociações e que podem agora ser intensificadas. Mas também não será tão fácil, pois a tendência é que haja redução de 40% na oferta do mamão, em todas as variedades, pelo menos nos próximos seis meses.

"Os produtores precisam fazer isso para aumentar o preço da fruta. Não há como continuar produzindo sem ter um mercado comprador que pague por um preço mais elevado. É a lei natural da economia: se a oferta está grande, o preço cai. Caso contrário, sobe", disse o coordenador de conjuntura agrícola da Seagri, Edilson Santos.

Redução

distrito de Mucuri, situado a 975 km de Salvador), Orlando de Oliveira, conta que muita gente que não tinha estrutura não conseguiu suportar essa crise e já deixou o mercado. "Os Estados Unidos fecharam as portas e não estão comprando nada". Ano passado, a produção foi de 73 mil toneladas de mamão. Este ano, no máximo, 60 mil.

"Estamos hoje com 50 toneladas ao dia e vendendo menos de 5% para a Europa", informou o empresário, dono de uma das maiores exportadoras de mamão do extremo sul da Bahia e uma das mais afetadas com a crise.

Oliveira conta que há cinco anos estava produzindo 300 toneladas de mamão por dia e chegou a exportar sete contêineres da fruta por semana - cada contêiner cabe 5.280 caixas de 3,5 quilos. Hoje, exporta menos de um contêiner a preço baixo: 4 euros a caixa de 3,5 quilos. "O custo da produção por quilo está a R 0,55 na roça e estava sendo vendida a R 0,20. Hoje está oscilando entre R 1 e R 1,20". E a estiagem também aumentou os gastos com irrigação.

Na Bello Fruit hoje trabalham 300 pessoas. Mas poderiam ser mais. No galpão onde atualmente estão 70 funcionários, quando as exportações andavam altas eram 150 pessoas. "Não tive como segurar o emprego delas. Reduzimos custos em alguns setores", destacou Orlando, que aponta outra dificuldade encontrada para se produzir mamão no extremo sul: "A cultura do eucalipto se expandiu demais e os donos de terra estão cobrando muito caro para alugar".

Segundo o empresário, o aluguel de um alqueire de terra (cinco hectares), onde se planta no máximo 8 mil pés de mamão, está custando R 622. Há dois anos era R 207. Orlando possui cerca de 450 hectares de terra, sendo que 70% delas no extremo sul e o restante no norte do Espírito Santo, onde ele possui terras próprias. Os custos de produção tiveram alta de preços com frete e insumos agrícolas, que subiram, respectivamente, 20% e 50%.

(Fonte: A Tarde).

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Polêmica: Justiça Eleitoral estabelece mais duas vagas na Câmara de Caravelas e Itamaraju pode ir pelo mesmo caminho

Como já tinha acontecido em Eunápolis, onde o juiz Wilson Nunes assegurou a criação de uma nova vaga na Câmara Municipal de Vereadores, tomando como base o número de habitantes do município, a justiça eleitoral de Caravelas acaba de ir mais longe, criando duas novas cadeiras no legislativo local a partir de 2009. Eram 9 vereadores, mas com a nova decisão do juiz Antônio Alberto Faiçal Júnior, este número sobe para 11.

O Cartório Eleitoral de Caravelas acaba de informar que a decisão do juiz foi tomada com base da resolução 21.702/2004 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no número de habitantes conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que deu a Caravelas uma população superior a 20 mil habitantes. Também foi analisada a Lei Orgânica Municipal.

Com relação ao aumento de duas vagas, ao invés de uma, a Justiça Eleitoral de Caravelas também informou que a questão do número par foi observada, pois a votação poderia ficar empatada em matérias que necessitem dos votos de todos os vereadores. Este mesmo quadro acontece atualmente no município de Itamaraju, que apesar de possuir uma população de 65.232 habitantes, superior em mais de 45 mil pessoas em comparação com Caravelas, sustenta apenas 10 vagas no legislativo municipal.

Um projeto de lei até foi articulado recentemente pela atual legislatura visando o aumento no número de vereadores em Itamaraju, mas o mesmo acabou sendo abortado, já que se sua votação acontecesse agora, só valeria para a próxima eleição. A alegação de alguns vereadores que estão na suplência, a exemplo de Chico do Hotel (PMN) e Tonhão de Almerindão (PSB), é que já existe uma lei municipal que estabelece o número de 15 vereadores para a Câmara Municipal de Itamaraju. Chico do Hotel, além de ter ficado na primeira suplência na sua coligação, também é o primeiro na sobra, o que lhe daria a eleição caso fosse criada pelo menos uma nova vaga.

Ninguém sabe ao certo o que deve acontecer, mas nos próximos dias a Justiça Eleitoral deve ser consultada com relação a estes entendimentos.


Ouça Reportagem...

Clique aqui: http://www.teixeiranews.com.br/radiotx/player_aud.php?ph_cli=913