Fale conosco! Se preferir deixe um recado ou solicitação para o "Vereador Célio Marinho - on-line!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

APA Caraíva/Trancoso debate preservação

PORTO SEGURO - Assegurar a diversidade cultural e ambiental da Aldeia de Barra Velha, dos índios Pataxós, no distrito de Caraíva, no sul do estado, é um dos desafios do conselho gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Caraíva/Trancoso, no município de Porto Seguro, que abrange uma área de 32 mil hectares.

Os conselheiros estiveram reunidos, quarta-feira (5), no Espaço Cultural de Capoeira, na Vila de Caraíva, durante a 36ª reunião, que contou com a participação do secretário do Meio Ambiente do Estado, Juliano Matos, e dos 45 membros do conselho, formado por representantes da comunidade local, sociedade civil, setor de turismo, pescadores, produtores rurais, órgãos públicos e outros.

Segundo o gestor da APA Caraíva/Trancoso, José Francisco Junior, os projetos para a região, encaminhados à Sema são apreciados, primeiramente, pelos membros do conselho.

Junior destacou a forte especulação imobiliária desordenada como o principal desafio do grupo. “A região é rica em recursos naturais, tornando o local alvo de interesse dos empreendedores”.

Um exemplo é a Praia do Espelho, no distrito de Caraíva, apontada por alguns rankings como uma das praias mais bonitas do Brasil, com águas quentes e cristalinas, cercadas por falésias e coqueiros.

De acordo com Juliano Matos, o conselho é um ponto focal na formulação e execução da política de meio ambiente. “Os diversos interesses da sociedade têm representação legítima dentro do conselho para que possa ser criada uma governança participativa e democrática”.

Matos destacou ainda as potencialidades ambientais que devem ser preservadas na região e que o conselho gestor da APA tem um papel fundamental para promover o desenvolvimento com qualidade de vida, principalmente, para as comunidades locais e tradicionais que vivem na região.

2 comentários:

  1. Muito feliz em saber, que as reservas naturais de trancoso e caraiva sao estao sendo preservadas, e que os interesses de empreededores estao sendo analizados. Parabens APA!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens ao gestor da APA, a especulacao imobiliaria e muito grande. Lei e preciso para que nao se venda tudo a investidores estrangeiros e paulistas, tornando-se praias privadas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário!