Fale conosco! Se preferir deixe um recado ou solicitação para o "Vereador Célio Marinho - on-line!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Governo deve liberar R$ 40 milhões para ajudar SC

Em dois dias, seis municípios decretam calamidade pública em SC
Desde o fim de semana, foram registradas 84 mortes.
Mais de 97 mil moradores de oito cidades estão isolados.

Entre segunda-feira (24) e terça-feira (25), seis municípios de Santa Catarina decretaram estado de calamidade pública por causa das chuvas, segundo a Defesa Civil estadual. São elas: Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento, Camboriú, Benedito Novo e Pomerode.

Desde o fim de semana, foram registradas 84 mortes em todo o estado. Os óbitos ocorreram em Blumenau (20), Brusque (1), Gaspar (15), Jaraguá do Sul (12), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (4), Rancho Queimado (2), Ilhota (18), Benedito Novo (2), Rodeio (4), Itajaí (2), São Pedro de Alcântara (1) e Florianópolis (1).


O Governo Federal vai liberar, preliminarmente, R$ 40 milhões para a recuperação das rodovias federais danificadas pela forte chuva que atinge Santa Catarina. A promessa foi feita hoje, em Florianópolis, pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, durante um encontro com o governador catarinense Luiz Henrique da Silveira. A reunião também contou com a presença dos ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e do secretário especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin.

Está prevista a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir de quinta-feira às áreas e à população atingidas pela enchente. Os ministros afirmaram que não faltarão recursos para atender as famílias atingidas. "Temos a certeza que nestas condições de catástrofe, os recursos do governo federal para ajudar Santa Catarina serão ilimitáveis", disse Geddel Vieira.

O governo federal deve disponibilizar nos próximos dias um crédito extraordinário com liberação imediata dos recursos para atender a população atingida. Segundo os ministros, Lula só não visitou ainda os locais atingidos pela enchente porque está recebendo o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev.

Até amanhã deverão desembarcar em Santa Catarina os ministros da Defesa, Nelson Jobim, das Cidades, Márcio Fortes, e da Saúde, José Gomes Temporão. Silveira pediu empenho dos ministros no sentido de liberar recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a população que teve prejuízos com a chuva. A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) ficou responsável por liderar o fórum parlamentar catarinense em Brasília, composto por três senadores e 16 deputados, a fim de integrá-los no sentido de trabalhar pela liberação imediata dos recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!