Fale conosco! Se preferir deixe um recado ou solicitação para o "Vereador Célio Marinho - on-line!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

O conhecimento das palavras

Educação

Quando conversamos com nossos amigos e familiares, sendo todos falantes nativos da língua portuguesa, julgamos sempre que todos interpretamos as frases da mesma maneira. Mas isso nem sempre acontece. É perfeitamente possível que falantes nativos do mesmo idioma tenham divergências sobre o significado “exato” ou “correto” de um termo.

O léxico também é objeto da norma, fixada pelo uso e, posteriormente, pelos dicionários. Assim é que se fala em inadequação vocabular, ou seja, no emprego de palavras ou expressões num contexto em que seu sentido não seria adequado.

Um texto escolar redigido em outubro de 1999 dizia, em certo momento, que àquela altura estávamos “em meados do século XXI”. O estudante queria dizer que estávamos “às vésperas” do século XXI. A expressão em meados de indica um momento “no meio de” algum processo. Se estivéssemos “em meados do século XXI” estaríamos por volta de 2050.

Eventualmente, um uso equivocado de início pode generalizar-se e fazer esquecer o sentido tradicional. O adjetivo patético deriva-se do vocábulo grego páthos (radical pato–), “sentimento, dor”. Designaria algo muito sentido, muito doído. Uma cena terrivelmente humana, de grande apelo emocional, como o sofrimento causado pela guerra ou pela fome, seria, literalmente, patética. Entretanto, o uso coloquial associa o termo ao substantivo pateta, derivado de pato. Patético passa a ser algo “grotesco, ridículo”. O sentido não só se alterou como chegou a ser antagônico ao original.

Mas tais casos, apesar de facilmente observáveis em períodos maiores da história da língua, não impedem que, em cada época, haja sentidos válidos e sentidos condenados para o conjunto de palavras do idioma.

Do ponto de vista normativo, o desconhecimento do sentido-padrão de um vocábulo pode levar a que nossos enunciados não “signifiquem exatamente o que queremos dizer”, de modo que nossas palavras serão ou poderão ser compreendidas (até por cinismo) em sentido diferente do que foi nossa intenção.

No limite, esse desconhecimento pode constituir-se um problema social e político para o indivíduo ou o grupo que dele sofram.


Fonte: Dic. Aurélio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!