Fale conosco! Se preferir deixe um recado ou solicitação para o "Vereador Célio Marinho - on-line!

quinta-feira, 29 de maio de 2008

O bicarbonato de sódio pode salvar o meio ambiente?

O aquecimento global já faz parte de nossa realidade. Seus impactos podem ser desastrosos para o ecossistema, podendo, inclusive, provocar a extinção de espécies e a fome. O dióxido de carbono (CO2), um dos gases-estufa contribui para esse aquecimento. De acordo com a Skyonic Corporation, uma empresa com fins lucrativos preocupada com o meio ambiente, os maiores emissores de CO2 são as usinas elétricas: só nos Estados Unidos, elas emitem mais de 2,3 bilhões de toneladas do material por ano (os carros emitem apenas 1,9 bilhão) [fonte: Skyonic]. Mas o que a Skyonic vai fazer a respeito disso? Ela vai produzir bicarbonato de sódio.

Industrial emissions
Digital Vision/Getty Images
A Skyonic espera capturar o dióxido de carbono das emissões industriais e transformá-lo em bicarbonato de sódio

Muitas pessoas e empresas, preocupadas com o meio ambiente, estão buscando maneiras de capturar e seqüestrar o carbono que consistem, basicamente em armazenar o CO2 para que ele não contribua ainda mais para o aquecimento global. Alguns métodos retiram os gases de CO2 dos sistemas de exaustão das indústrias, comprimem-no na forma líquida, e o levam até um sistema subterrâneo de armazenamento. Trata-se de um conceito possível, mas também muito caro. Além disso, alguns cientistas não gostam da idéia de armazenar dióxido de carbono em sua forma líquida, pois líquidos tendem a vazar.

A tecnologia SkyMine da Skyonic tem um enfoque diferente. Ela não é barata, mas é, provavelmente, mais segura e mais lucrativa a longo prazo, podendo, portanto, ser mais facilmente aceita pelas empresas de energia elétrica. Esse é, atualmente, um dos únicos sistemas a produzir subprodutos seláveis a partir do CO2 capturado. Além disso, ele pode melhorar substancialmente a capacidade do refrigerador de absorver odores.

Mas, como produzir bicarbonato de sódio a partir de poluentes? É muito simples. Na próxima página, nós conheceremos o segredo por trás do SkyMine.

Para que serve?*

A maioria de pessoas sabe que o bicarbonato de sódio absorve odores e é fundamental para um bom pão de banana. Mas alguns talvez ainda não saibam que o bicarbonato de sódio é muito mais útil.

  1. Branqueia os dentes: depois da escovação, faça gargarejos de água misturada a uma colher de bicarbonato de sódio.
  2. Pule metais: prepare uma pasta com bicarbonato de sódio e água e use-a para polir seu faqueiro, por exemplo.
  3. Alivia dores: uma pasta de bicarbonato de sódio pode aliviar as dores causadas por queimaduras de sol e picadas de insetos.
  4. Limpa plásticos: borrife o bicarbonato de sódio em uma esponja para remover manchas de seu Tupperware.
  5. Recupera madeiras: misture a mesma quantidade de bicarbonato de sódio e pasta de dente e livre-se das manchas brancas nos seus móveis de madeira.
  6. Remove calos: embeba seus pés em uma mistura de água morna e bicarbonato de sódio para remover a pele áspera.
  7. Tira manchas de óleo: se o seu carro está vazando óleo no chão de sua garagem, jogue um pouco de bicarbonato de sódio. Depois de uma ou duas horas, você conseguirá remover a mancha facilmente.
*Essas dicas são dadas apenas para fins de informação. Em alguns casos dão certo, em outros não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!