Fale conosco! Se preferir deixe um recado ou solicitação para o "Vereador Célio Marinho - on-line!

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Prefeito Jr. Dapé consegue liminar e suspende votação referente exercício de 2008.

DECISÃO INTERLOCUTÓRIA 

Processo nº: 0525298-60.2016.8.05.0001 
Classe Assunto: Procedimento Comum - Defeito, nulidade ou anulação 
Autor: PAULO ERNESTO PESSANHA DA SILVA Réu: Estado da Bahia PAULO ERNESTO PESSANHA DA SILVA, com qualificação nos autos, ajuizou 

AÇÃO ORDINÁRIA em face do ESTADO DA BAHIA, objetivando anular a decisão contida no Parecer Prévio do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia -TCM, exarado no bojo do processo TCM n. 09569-11, que rejeitou as contas da Prefeitura Municipal de Itabela/Ba (exercício 2008). Alega o Autor, em resumo, que a decisão do TCM feriu de morte o devido processo legal, ao ponto que as contas não foram disponibilizadas publicamente para apreciação das mesmas pela população, o que contraria os Princípios da Ampla Defesa e Contraditório.

Leia na íntegra!




segunda-feira, 16 de maio de 2016

ITABELA - Presidente da Câmara Municipal, convoca todos Vereadores para Sessões Extraordinárias, no dia 20 de maio de 2016. Referente as Contas da Prefeitura Municipal - EXERCÍCIO FINANCEIRO 2008.

A pauta da ordem do Dia das Sessões Extraordinárias convocadas pelo presente Edital será o parecer Prévio do Tribunal de Contas dos Municípios, Processo TCM/BA 09569-11, referente às Contas da Prefeitura Municipal de Itabela, relativas ao Exercício Financeiro de 2008.

A Presidência informa ainda que, havendo quórum para deliberar sobre a matéria na Sessão Ordinária do dia 19 de maio de 2016, ou em das Sessões Extraordinárias, as demais serão suspensas.

O edital está assinado pelo Presidente e demais Vereadores e publicado no Mural da Câmara Municipal de Itabela e imprensa Oficial do Poder Legislativo.


Leia o Edital de Convocação abaixo:


Clique na foto para ampliar!

domingo, 15 de maio de 2016

O sonho de abrir o próprio negócio e as probabilidades de sucesso



Uma pesquisa divulgada realizada recentemente pelo GEM – Global Entrepreunership Monitor – revelou que estamos empreendendo cada vez mais. Atualmente, de cada dez pessoas na fase adulta, quatro – 39,3% – possuem ou pretendem abrir empresa em breve. Esse dado é o maior dos últimos doze anos e quase o dobro do que tínhamos em 2002 – 20,9%.

No entanto, nem tudo são flores! Do total de empreendedores, 44% empreendeu por necessidade. Ou seja, quase a metade dos empresários brasileiros abriu sua empresa não por vontade própria, por ter enxergado novas oportunidades ou algo assim. Essa imensidão de gente resolveu abrir o negócio próprio simplesmente por falta de opção!

Trabalhadores que perderam seus empregos com a crise, outros que já estavam desempregados e não conseguiram se recolocar no mercado, além daqueles que estão iniciando a vida profissional e não conseguem oportunidades no atual cenário compõem esse mar de empreendedores.
Leitura recomendada: Empreender: um estilo de vida com alguns desafios e muitas recompensas
Empreender, em qualquer circunstância, não é fácil! Quando se empreende por obrigação, as coisas tendem a se tornar ainda mais difíceis, portanto, é preciso tomar muito cuidado na hora de abrir a sua empresa.

Uma empresa é como um filho: requer planejamento, preparo e dedicação dos pais. Infelizmente, a maioria das pessoas deixa de observar esses aspectos, achando que depois tudo se resolve. Mas, será que se resolve?

Segundo dados do IBGE, atualmente metade das empresas sobrevivem após o quarto ano de vida. Você consegue perceber a magnitude desses números? Após apenas quatro anos, de cada 100 empresas que abriram as portas, mais de 50 – 52,5% – estarão de portas fechadas… Definitivamente.
Para fugir da perversa estatística, é necessário que se tome algumas providências:

Estudar detalhadamente o seu ramo de atividade;
Conhecer bem o seu público-alvo;
Analisar a melhor localização para o seu ponto comercial – se for o caso de ter um;
Definir as estratégias de marketing e vendas;
Planejar e cuidar muito bem das finanças da empresa.

Parece muita coisa? Pois tem bem mais! Aqui listei apenas uma pequena amostra do que devemos levar em consideração na hora de abrir uma empresa e iniciar um negócio.

Não estou falando isso para desestimulá-lo, caro leitor. Lido diariamente com empresários que possuem ou estão abrindo o seu negócio e espero que você também consiga realizar este importante feito.

Entretanto, sinto-me na obrigação de alertá-lo quanto aos riscos dessa empreitada. Não para que você fuja deles, mas para que você se prepare para abrir um negócio de sucesso e não tenha seu sonho de ter um negócio próprio transformado em um pesadelo.

Leitura recomendada: 3 dicas para empreender com sucesso em um pequeno negócio
Empreender não é uma ciência exata! Por melhor que seja seu planejamento, por maior que seja seu preparo e dedicação, ainda assim pode ser que a coisa não dê certo. Mas, vá por mim, as chances de dar errado nesse caso são muito, muito menores. Então, já que se trata de probabilidades, melhor tê-las a nosso favor, não é verdade?
------

Este artigo foi escrito por Samuel Magalhães.Consultor Financeiro, Palestrante na área de Finanças Pessoais e Investimentos e Criador do Site InvistaFacil.com.Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.