Fale conosco! Se preferir deixe um recado ou solicitação para o "Vereador Célio Marinho - on-line!

quinta-feira, 26 de maio de 2016

5 fatos sobre o estresse – e porque você deve combatê-lo





Por Raïtsa Leal

Nós já falamos sobre o estresse algumas vezes aqui no Blog e o motivo não poderia ser mais simples: é impossível livrar-se totalmente dele. Então, desta vez, resolvi voltar ao tema por dois motivos: primeiro porque nem todo mundo sabe exatamente o que é o estresse – embora a gente saiba muito bem quando está estressado, não é?! E, segundo, porque se você está no grupo dos estressadinhos está na hora de ouvir (ou ler) umas verdades…

1 – VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ

Pesquisas recentes apontam que nada menos do que 70% dos brasileiros sofre com algum tipo de estresse – sobretudo no trabalho. Soa familiar? Pois é. Mas não se engane: não é porque todo mundo está estressado que isso é uma coisa boa.

2 – O ESTRESSE É NATURAL…

Pouca gente sabe ou se dá conta de que o estresse, na verdade, resulta de uma programação biológica para se ajustar aos estímulos que recebemos. É isso mesmo: o nosso corpo é biologicamente programado para se estressar. Isso tem a ver com nosso passado primitivo, quando nossos ancestrais tinham de se proteger contra predadores, e foi vital para garantir a sobrevivência da nossa espécie. Assim, quando você depara com uma situação que gera medo ou ansiedade, seu corpo se ajusta aumentando os batimentos cardíacos, liberando hormônios e desencadeando vários outros fatores metabólicos que permitirão que você lide com a situação rapidamente. É o que os especialistas chamam de “reação de luta ou fuga”: no passado o gatilho era dar de cara com um leão, hoje é com o seu chefe – seja como for, ou você luta ou foge da fera!

3 – …MAS NÃO É NECESSARIAMENTE SAUDÁVEL

O problema é que no passado você não dava de cara com o leão o tempo inteiro! De modo geral, o estresse é uma reação biológica positiva que existe para nos ajudar a lidar com uma situação-limite, mas momentânea. O fato é que o corpo não está preparado para viver o estresse de modo contínuo, e quando isso acontece ele fica sobrecarregado. O resultado disso é, invariavelmente, a sensação de cansaço mental e o esgotamento físico. Mas pode se tornar muito, muito pior.

4 – O ESTRESSE AFETA TUDO: O CORPO, A MENTE E AS EMOÇÕES

Em uma reação típica de estresse, a pressão arterial aumenta (para bombear mais sangue para o cérebro e os membros), a digestão para (o corpo não vai gastar energia com isso se precisa dela para correr de um leão, certo?), a concentração aumenta (correr para onde? Lutar com o quê?). Então, em curtíssimo prazo o estresse é uma maravilha: ajuda a manter o foco durante a prova, nos faz apertar o passo ao atravessar a rua quando um carro se aproxima, faz você se sentir capaz de fazer qualquer coisa (até correr mais que um leão!)… Mas isso só dura poucos minutos. Se você vive estressado dia após dia, o tiro sai pela culatra: dá um branco na hora da prova, a digestão ruim causa diarreia, e a insegurança vem com tudo!

5 – O ESTRESSE NÃO É UMA DOENÇA, MAS FAZ ADOECER

Agora eu nem preciso dizer o que acontece se essa situação se prolonga, né? Imagine meses desses efeitos acumulados! É por isso que os especialistas acreditam que o estresse está na raiz dos principais problemas de saúde que enfrentamos atualmente: alergias, hipertensão, doenças cardiovasculares e até depressão e síndrome do pânico!!
Acho que agora você já entendeu porque é preciso combater o estresse, não é? Não é tão difícil como parece!! O primeiro passo é reconhecer que está estressado. Depois, recorrer a algumas estratégias para relaxar e desestressar, como ouvir música clássicadesenhar e colorirler ou assistir a um filme(esqueça os suspenses e filmes de terror!) e até recorrer a alimentos antiestresse e reserve um tempo para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!