Fale conosco! Se preferir deixe um recado ou solicitação para o "Vereador Célio Marinho - on-line!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

PEC DOS VEREADORES NAS MÃOS DO STF

Um dos assuntos mais importantes do momento para todos os municípios chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 18/12/08, um pedido de Liminar do Senado para que a PEC-20/08 dos Vereadores possa entrar em vigor dada a recusa da Câmara dos Deputados em assinar a referida proposta constitucional.
Com o objetivo de apresentar considerações sobre o assunto tomei a liberdade de enviar a presente aos senhores ministros do
Supremo Tribunal Federal.
É bom salientar que hoje as Câmaras Municipais de grande parte do Brasil estão com seus números de integrantes totalmente defasados gerando um dos maiores absurdos na história da democracia e representatividade.
Basta ver que uma cidade de 5 mil habitantes que tem hoje 9 vereadores e cidades com 200 mil habitantes com 11 vereadores em seu legislativo. É uma tamanha desproporcionalidade.
Esta situação provocou a PEC-20/08 que a rigor e dentro da mais absoluta serenidade instituiu os números de vereadores de cada município brasileiro dentro de critérios analisados na Câmara e Senado, sendo em ambos aprovados por esmagadora maioria em dois turnos de acordo com a lei.
A rigor o ilustre Senador Cesar Borges agiu corretamente ao relatar a referida PEC na CCJ manifestando inicialmente a importância do número de vereadores e fazendo constar de imediato uma PEC paralela para analisar os repasses aos legislativos.
O que preocupa hoje os municípios é de imediato resolver o problema da representatividade das casas legislativas e posteriormente com calma analisar os valores a serem repassados que será feito já no inicio de Março.
É bom lembrar senhores (as) que na maioria das leis orgânicas dos municípios já consta o número de vereadores conforme a PEC aprovada, e também não haverá aumento de nenhuma outra despesa pois os valores de repasses já estão definidos não constituindo custos a mais, sendo uma grande inverdade que regulamentar o número de cadeiras nas Câmaras Municipais possa aumentar as despesas.
A decisão do STF será fundamental para a volta do equilíbrio e normalidade das Câmaras Municipais.

Por:
Joao Lima Cezar

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Itabela: posse do prefeito Osvaldo Caribé e dos vereadores eleitos


Sob um clima de muita emoção, um forte calor e pesadas críticas ao ex-prefeito, Júnior Dapé, foi empossado no final da tarde de hoje (1º de janeiro), em Itabela, o prefeito Osvaldo Gomes Caribé (PMDB), o vice-prefeito Adilton Eugênio dos Santos (PT) e os vereadores eleitos no pleito de outubro do ano passado.
A solenidade aconteceu na sala das sessões da Câmara Municipal, cujas instalações não comportaram todo o povo que compareceu para assistir o ato que lotou as instalações da casa legislativa, e teve que se espalhar pela calçada e toda a rua que há em frente ao Legislativo.
Desde a abertura dos trabalhos, as freqüentes manifestações do público contrárias ao ex-prefeito, criaram muito embaraço ao presidente interino, que teve que pedir “ordem” quase uma dezena de vezes até ser possível realizar a sessão. No primeiro momento, foi dado posse aos nove vereadores. Em seguida foi feita a eleição para a Mesa Diretora da Câmara. Duas chapas concorreram, sendo vencedora a Chapa 2, da oposição, composta por Antônio da Silva Veloso (presidente), Lúcio França (vice-presidente), Genilda Farias (1ª secretária) e Clébio Vieira (2º secretário). Em seguida foi dado posse ao prefeito e vice, sob fortes aplausos.
A última parte da solenidade teve os pronunciamentos, quando vereadores do grupo do situacionista, o vice-prefeito e o prefeito, entre outros oradores fizeram pesadas críticas ao ex, Júnior Dapé, acusando-o de ter desviado dinheiro público, não ter aplicado recursos destinados à construção de postos de saúde e sucateado a saúde, entre outras críticas. Vereadores aliados do ex-prefeito tentaram minimizar as acusações.
Na sua fala, o prefeito, demonstrando muita emoção, fez um relato sobre a sua vida política -que completa 20 anos-, iniciada com a sua eleição a vereador pelo município de Porto Seguro, quando, juntamente com o também vereador, Antônio Veloso –Gordo-, participaram do processo de emancipação de Itabela. Depois, discorreu sobre a sua militância política no novo município, tendo sido vice-prefeito, e agora sua eleição a prefeito. Reminiscências da vida em família também foram contadas, fazendo-o emocionar mais ainda. Depois desse desabafo, o prefeito apresentou o seu secretariado, e concluiu o pronunciamento alertando os secretários da responsabilidade que pesa sobre ele, prefeito, e cada um dos colaboradores, no dever de atender as demandas e necessidades do povo durante os quatro anos, e “reconstruir” o município, que segundo afirmou, vive o caos administrativo.
Além do grande público, a solenidade foi prestigiada pela deputada estadual, Regina Hage, por membros do PMDB baiano, que representaram o governo estadual e a direção estadual do partido, pelo presidente da OAB Eunápolis, o advogado Gutemberg Duarte, além de autoridades civis e militares daquele município e cidades vizinhas, lideranças políticas e comunitárias.
Por: Sulbahianews

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Mensagem ao Prefeito de Itabela,Osvaldo Gomes Caribé


Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal de Itabela, Osvaldo Gomes Caribé.


Prefeito, sabe-se que eleitos têm sempre um enigma a solucionar: a quem dar os cargos? a pessoas que possuem competência e capacidade de conhecimento para gerenciá-los? a quem dar os cargos? Ou as que ajudaram na campanha?

Se tiver tal dúvida minha dica é que não abra mão de inteligência, sabedoria, competência e qualidade na hora de preencher os cargos do seu governo!

Acredito que muitos prefeitos estejam com esse dilema, mas não beba água desta mesma fonte!

A fonte que indico a beber água é a fonte da sabedoria administrativa!

Tenha um gerenciamento profissional e não um amontoado de apadrinhados políticos por gratidão.

Peço a Deus que faça uma ótima administração que será importante para beneficiar a todos os munícipes da nossa querida ITABELA BELA!


Um abraço do seu amigo,


Célio Marinho