Fale conosco! Se preferir deixe um recado ou solicitação para o "Vereador Célio Marinho - on-line!

domingo, 4 de maio de 2008

Embarcação afunda no Amazonas com 80 passageiros; 10 mortes foram confirmadas

Da Redação
Em São Paulo

Um barco chamado "Comandante Sales" naufragou às 5h30 deste domingo no Rio Solimões, a 50 milhas náuticas de Manaus, no Amazonas. A marinha local já confirma 10 mortes. Segundo os bombeiros, sobreviventes teriam dito que havia cerca de 110 pessoas a bordo.

As pessoas vinham de uma festa regional que aconteceu no sábado na comunidade Largo do Pesqueiro, em Manacapuru, que fica situada na região central do estado, a 70 quilômetros da capital.

Conforme informações da assessoria de comunicação do 9º distrito naval, que responde pela região amazonense, o acidente ocorreu bem próximo ao local da comemoração.

A princípio, pescadores que saíam para trabalhar na madrugada perceberam o naufrágio e auxiliaram no resgate.

O tentente do distrito, Lenilton Araújo, disse à reportagem do UOL que a Marinha já enviou um navio patrulha fluvial chamado "Amapá", com cerca de 60 pessoas a bordo, além da capitania dos portos que também vai auxiliar na busca por sobreviventes.

O Corpo de Bombeiros informou ainda que 15 mergulhadores e mais 40 homens da corporação participam da operação de resgate das vítimas.

"Os dados ainda estão sendo confirmados, pois as informações que chegam da região são bastante imprecisas e contraditórias. Mas a Marinha ainda vai checar se o barco era fretado, se possuía licença para navegar e regularização do piloto", afirmou

Em seu blog o jornalista Raimundo Holanda apresenta uma entrevista com Francimar Evangelista Pereira, 25, um dos sobreviventes do naufrágio. Segundo ele, o "barco bateu em alguma coisa e virou".

"Foi como um carro que bate e capota. Ele capotou", disse Pereira. "Fui jogado para fora. A sorte é que caí na água e não me bati. Uma lancha passava e me recolheu com mais oito pessoas que tiveram muita sorte". De acordo com Pereira, além das pessoas salvas pela lancha, outros dez passageiros foram resgatados por outra embarcação.

Não existem dados ainda de como estava o clima em Manacapuru no momento do acidente, entretanto, o distrito naval informa que em Manaus chovia bastante no horário. Mas as condições do rio Solimões nas proximidades de Manacapuru são consideradas boas.

"O rio Solimões nesta área é bastante navegável e tranquilo, principalmente nesta época do ano que está em cheia", diz Araújo.

Mas o resgate deve demorar aproximadamente três dias, segundo o Corpo de Bombeiros que está trabalhando no local, pois o rio é turvo e largo e dificulta as operações.

Neste ano, este é o segundo acidente do tipo na região. Em 21 de fevereiro, a embarcação "Almirante Monteiro" afundou no município de Itacoatiara, com cerca de 90 pessoas a bordo, deixando 16 mortos.


(Com informações da Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!