Fale conosco! Se preferir deixe um recado ou solicitação para o "Vereador Célio Marinho - on-line!

terça-feira, 13 de maio de 2008

Conferência Municipal da Educação em Itabela traça os rumos da educação para os próximos dez anos.

Por: Célio Marinho

Itabela – 12/05/08. Na manhã e tarde desta segunda-feira, 12, aconteceu a Conferência Municipal da Educação, com o Tema Central “Qualidade Social da Educação Escolar” objetivando elaborar o Plano Municipal de Educação e organizando o fortalecimento do sistema de ensino em Itabela. Além desses objetivos, espera-se com esse encontro que contou com as presenças da secretaria de educação, pais de alunos, alunos, professores, diretores, sindicato, secretários de escolas e a população para fazer um diagnóstico da situação educacional do município, elegendo suas prioridades, definindo diretrizes, objetivos e estratégias para a educação no âmbito do município para os próximos 10 (dez) anos. O público alvo foi a sociedade civil organizada, os representantes dos Três Poderes e interessados diversos.

Construir, em parceria com a sociedade civil organizada, os rumos da educação do município de Itabela para os próximos 10 anos. Esta é a principal missão da Conferência Municipal da Educação que aconteceu em Itabela.

A programação do evento incluiu pela manhã às 08h40min – Credenciamento; às 09h00min – Solenidade de abertura com as presenças do Prefeito Jr. Dapé, o vice-prefeito Ilson Oliveira; o Chefe de Gabinete Idalício Viana e a Secretária Municipal de Educação Maria da Pena Rosário. Por volta das 09h40min – Conferência: “Qualidade Social da Educação Escolar” com a palestrante competentíssima Gilsade Pessoa. Logo depois apresentação dos delegados e votação do Regimento Interno. Voltando do almoço foram apresentadas propostas de cada modalidade por seus respectivos relatores com votação simultânea.

A ordem de apresentações ficou assim:

  1. Educação e Saúde dos Jovens e Adultos – Relatora: Irmã Rosa/Telma
  2. Educação de Jovens e Adultos – Relatora – Rita de Cássia
  3. Educação Infantil – Relatora: Jânua Teixeira
  4. Ensino Fundamental I e II – Relatores: Christiany e Paulo
  5. Ensino Médio – Relator: Mauro Luiz
  6. Ensino Superior – Relatoras: Suely e Magali
  7. Valorização do Magistério e Financiamento – Relator: Rubens Alves
  8. Educação do Campo – Relatora: Márcia Sebastião
  9. Gestão Escolar – Relatora: Lucinéia Bertoldi
  10. Esporte e Cultura – Relator: José Ronaldo


A realização da Conferência Municipal de Educação em Itabela foi fruto de 08 (oito) encontros nos meses de abril e maio. Foram minis-conferências realizadas na Câmara de Vereadores, Escola Estadual, Secretarias de Educação, etc.

Foram traçadas estratégias de trabalho do Plano Municipal de Educação que viabilizou a elaboração conjunta com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) e o Conselho Municipal da Educação. O Plano Municipal de Educação tem como objetivo atender às demandas educacionais da população, através da definição de um projeto político-institucional que sirva de referência para a formulação e implementação das políticas públicas para a educação.

Vale ressaltar que toda a elaboração do plano de educação foi conduzido de forma democrática e participativa, envolvendo representantes da sociedade civil organizada e representações de órgãos das várias instâncias da administração pública.

O documento terá os princípios de uma “Cidade Educadora” e as Diretrizes Estratégicas Municipais de Educação, definidas no documento Educação de Qualidade: Novos Rumos para a Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!